Existe uma lenda que diz que a região da cidade colonial de Paraty e Angra dos Reis (entre São Paulo e Rio de Janeiro) tem 365 ilhas, uma para cada dia do ano. Duas caixas de concreto armado resto, fixado conectado na montanha de uma dessas ilhas, dois prismas modernas entre as grandes pedras colossais da costa brasileira. O projeto volumes para fora da montanha, quase a par da praia, em um cantilever de 8 metros. A casa, de engenhosidade estrutural, encontra equilíbrio na topografia do terreno, constituindo-se uma porta aberta e ampla e espaço de vida na natureza praticamente intocada-. Nas pedras de Paraty, na floresta ombrófila densa da ilha, aranhas venenosas, descobrir este volume ortogonal e penetrar a grama que cobre a laje. Movendo sua frente e as patas traseiras rapidamente, recuperar o site. As aranhas continuar em seu caminho para a casa e penetrar em uma coleção de móveis importante do século XX projetado, entre outros, por George Nakashima, Luis Barragan, Lina Bo Bardi, Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Zanine Caldas José. As aranhas se perdem na cadeira estofada.
Os habitantes chegar de barco: a entrada para a casa, já protegido pela laje, depois de pisar na areia, é através de uma ponte metálica posicionado sobre um conjunto de forrado de cristal reflectora. A ponte leva a escada de ligação ao menor volume. Este volume contém parte do programa da casa: sala, cozinha e área de serviço. A área contínua interna tem uma extensão de 27 metros e enormes janelas de vidro permitem a vista, o mar.
As escadas de entrada mesmos levar para o volume superior que aloja os quartos. Na parte da frente da casa, os painéis retrácteis de varas de eucalipto proteger os quartos do sol. Os espaços que enfrentam a montanha, têm pequenos pátios internos com iluminação zenital e exposto o uso de concreto armado concede uma textura surpreendente às paredes.
Toda a parte superior da casa é coberta com terraços, observatórios para os habitantes, para as aranhas venenosas, ou jardim para as esculturas e para as plantas medicinais e ervas comestíveis.
Segue mais algumas fotos para essa inspiração de projeto maravilhosa. Acompanhem:.
Nenhum comentário:
Postar um comentário