terça-feira, 10 de setembro de 2013

Como dispor seu jardim interno

Pra quem quiser trazer o verde pra dentro de casa, hoje a #CasaIdeia vai mostrar três sugestões de plantas que se adaptam a este ambiente.
É sempre bom lembrar que todas as espécies precisam de algum nível de iluminação, como mostra a imagem abaixo.
1. Onde dispor vasos em ambientes internos.
Se você vai utilizar plantas dentro de casa, escolha um local bem iluminado. O ideal é ter uma janela voltada para o norte, desta forma recebe sol o ano todo.
As três espécies que vou sugerir hoje estão na categoria de “folhagens”, então aguentam um pouquinho mais de sombra. E são plantas altas, para dar um belo efeito em qualquer ambiente!

Palmeira Fênix:
Esta palmeira tem crescimento lento e não fica muito alta, por isso pode ser cultivada em vasos e ambientes internos, desde que bem iluminados.
É bastante utilizada para paisagismo, tem um visual marcante e tropical. Não é o tipo de planta que podemos deixar ali num cantinho sem ninguém perceber, ela chama atenção!
Pede um lugar mais amplo e espaçoso, e combina melhor com um décor não muito formal ou clássico. Mas acho que não tem muito “certo e errado”, principalmente com plantas. Se você gosta, use! Ela pode criar um contraste interessante e quebrar a “frieza” de qualquer ambiente, como no exemplo abaixo.
2. Palmeira Fênix – Plantas para Interiores
3. Palmeira Fênix – “Phoenix roebelini”
Chamaedórea elegante:
É uma outra espécie de palmeira, mas bem diferente da Fênix, não tem um tronco bem marcado, e suas folhagens nascem em diversas hastes desde a base. É ideal para ser cultivada dentro de casa, atinge no máximo 2m de altura e prefere sombra ou luz filtrada.
Esta, sim, é uma espécie bem fácil de usar, fica bem em qualquer tipo de ambiente. Pode ser usada bem pequena, mas quanto mais alta, mais bonito seu efeito. Como tem folhagens desde baixo, é ótima para criar uma barreira visual, fechando a vista de vizinhos por exemplo, ou como ponto focal de uma composição com outros vasos menores.
Pata-de-Elefante:
Esta arvoreta atinge até 5m de altura quando adulta, mas tem crescimento lento e pode ser usada desde bem pequena, em diversas alturas. Tanto o tronco quanto as folhas são bem interessantes. O tronco tem uma base larga e as folhas são longas e compridas, feito uma cabeleira.
Exige pouca manutenção e suporta bem diversos níveis de iluminação e temperatura. Também fica muito bonita em vasos tipo “bacia” como na foto abaixo, deixando seu tronco em evidência.
É muito utilizada pelo seu visual exótico, algumas variedades também possuem mais de uma “cabeça” (como na foto abaixo, com duas) o que deixa o visual ainda mais interessante. Fica bem como vaso isolado, em um hall de entrada por exemplo, evidenciando uma porta ou delimitando uma área de circulação, como na foto abaixo, onde as pessoas circulam em volta do vaso.
E então, gostaram das ideias? Quais plantas vocês gostam de ter em casa?
Um abraço e até a próxima!
Fonte:. Cada da Ideia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Depoimentos de clientes
"São profissionais que buscam a cada novo trabalho, apresentar novas ideias e conceitos, aliando as melhores maneiras possíveis para apresentar sonhos em imagens!"