Esse projeto, do escritório Specht Harpman tem, em planta, apenas 39,5m2, mas com um pé direito (altura do chão ao teto) de 7,5m, e que os arquitetos souberam aproveitar muito bem. A solução foi dividir esse espaço vertical em plataformas habitáveis, proporcionando todos os cômodos essenciais e ainda dando a impressão de um ambiente aberto, espaçoso.
No piso inferior está a entrada e a cozinha e, subindo alguns degraus, a sala de estar. Acima, se encontra o quarto, que se projeta em balanço sobre a sala e é suportado por vigas de aço. Outra escada leva ao terraço-jardim no telhado.
Os espaços se conectam com fluidez, quebrando a ideia de cômodos separados e diferentes. Na verdade, a única porta dentro do apartamento é a do banheiro!
Como o espaço é tão pequeno, cada centímetro deve ser bem utilizado. Por exemplo, embaixo da escada principal estão o banheiro e armários/gaveteiros.
Na cozinha, todos os utensílios são embutidos e a bancada da cozinha se transforma no “coração” do sistema de entretenimento da sala.
Os materiais usados foram selecionados para enfatizar as características do projeto. O perímetro é claro, com o tijolo (existente) pintado e prateleiras. Os armários da cozinha e das escadas são laqueados de branco.
O quarto, em balanço, é revestido de madeira escura e é o espaço principal. O piso de madeira escura e os degraus das escadas dão continuidade ao espaço até o terraço.
E aí, continua achando que casa pequena não dá certo?
Até mais!
Fontes: casadaidea.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário