quinta-feira, 14 de março de 2013

Physalia, uma embarcação dos sonhos


Sustentabilidade e tecnologia não estão presentes somente em terra firme. A empresa Vicent Callebaut Architecture criou o Physalia, que é muito mais do que uma simples embarcação ecologicamente correta.
Podemos destacar  primeiramente que o Physalia é um jardim flutuante auto-suficiente, que além de ser um meio de transporte com emissão zero de gás carbônico, ainda visa tratar a água por onde passa e deixá-la própria para o consumo.
Ceramicas_Portobello_Physalia

A embarcação pode ser classificada como Protótipo de Energia Positiva, o que significa que gerará mais energia do que consome, tudo por meio de biotecnologias.
O projeto foi criado, mediante as duas maiores preocupações que a Europa possui em relação às mudanças climáticas: distribuição de água potável para população e a reavaliação do transporte pelas vias fluviais.
Seu nome, arquitetura e design foram baseados em uma espécie de animais aquáticos, de nome cientifico “Physalia Physalis”, conhecidos popularmente como água-viva ou medusa.
Ceramicas_Portobello_Physalia_2
Sua estrutura é de aço e é coberta por alumínio e dióxido de titânio, que criará um efeito foto-catalisador através da reação com os raios ultravioletas.  Essa reação purificará a água da química e do carbono rejeitados pelas indústrias e embarcações convencionais, além de limpar o navio. Duplas membranas de células solares fotovoltaicas, no teto do navio, absorvem energia solar, e no casco hidro turbinas servirão para transformar em uma hidroelétrica o fluxo fluvial, fazendo com o Physalia possa navegar sem gastar nada com isso.
Ceramicas_Portobello_Physalia_3
Atravessando o casco, encontramos uma rede hidráulica que permite filtrar a água de onde estiver passando, e purificá-la biologicamente através do telhado jardim. Este jardim é dividido em quatro partes: Jardim da Água – entrada e recepção, Jardim da Terra – laboratório de pesquisas internacionais sobre o ecossistema aquático, Jardim do Fogo – cabine subaquática com vista panorâmica e Jardim do Ar – espaço reservado para o ar e a luz, onde se encontrará a vegetação visível.

Um comentário:

  1. Oh my goodness! Incredible article dude! Thank you,
    However I am encountering difficulties with your RSS.
    I don't understand the reason why I am unable to join it. Is there anybody else having similar RSS problems? Anybody who knows the solution will you kindly respond? Thanks!!

    my page :: Cheap Oakley Sunglasses

    ResponderExcluir

author
Depoimentos de clientes
"São profissionais que buscam a cada novo trabalho, apresentar novas ideias e conceitos, aliando as melhores maneiras possíveis para apresentar sonhos em imagens!"