sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Museu funde culturas chinesa e islâmica

A Região Noroeste da China é fortemente influenciada pelo islamismo, de forma que até a arquitetura incorpora essa tradição. Representando a fusão entre as culturas chinesa e árabe e os estreitos laços que possuem, o escritório Sure Architecture projetou o museu Yinchuan Exhibition Center.
A fachada esculpida de vidro segue padrões baseados em referências islâmicas. Mas não é só essa a sua característica. Ela permite o aproveitamento da ventilação e iluminação naturais no interior do prédio. A tradição chinesa também influencia o desenho do museu. Ele foi concebido na forma de um poliedro. O vento flui livremente pela estrutura que ameniza seu impacto, evitando desgastes e fazendo com que dure muito tempo.
Além de um marco cultural, o museu é ainda um exemplo de eficiência energética. Vidros low-e, ou de baixa emissividade, auxiliam no controle solar, com refletividade externa entre 8% e 10%, e transmissão luminosa entre 70% e 80%. Esse sistema, somado a um de sombreamento automático, é responsável por manter a temperatura interna amena em qualquer época do ano.
O centro cultural Yinchuan Exhibition Center é formado por 25.302 m² de história. Os cinco andares que possui são ligados por um átrio principal de onde se veem todos os pavimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Depoimentos de clientes
"São profissionais que buscam a cada novo trabalho, apresentar novas ideias e conceitos, aliando as melhores maneiras possíveis para apresentar sonhos em imagens!"