Uma volumetria de cheios e vazios que reflete tanto na estética do exterior quanto no conforto interno dos apartamentos, assim é o Edifício Panazzolo, projetado pelo escritório paulista Ópera Quatro Arquitetura, para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
As linhas horizontais das fachadas e os fechamentos verticais das varandas é que criam este interessante jogo volumétrico. O pano vertical em elemento vazado, que “une” os pavimentos, juntamente com os caixilhos, de vários tamanhos, e o paisagismo, que contornam os pavimentos, reforçam o jogo e concedem um caráter único para cada apartamento. “Este aspecto é reforçado por cores e pelo uso de materiais rústicos, como os tijolos nas laterais, e o elemento vazado em cerâmica, que destaca o edifício na paisagem”, explica o arquiteto Pablo Chakur, um dos sócios do escritório Ópera Quatro.
Além disso, o escalonamento do edifício, realizado por conta das restrições do gabarito de altura e do coeficiente de aproveitamento exigidos pela legislação da cidade, acabou por contrastar, ainda mais, esta volumetria.
Já no interior da edificação, as varandas generosas resultam em ambientes integrados com a sala de estar e jantar. O grande diferencial fica por conta da conformação da planta, que permite uma grande flexibilidade de configurações, atendendo às necessidades de cada morador. Os apartamentos têm por volta de 100m² e as coberturas são duplex.
Na área comum do edifício, a área de lazer conta com piscina, academia, salão de festas/gourmet, além de uma brinquedoteca e uma pequena sala de cinema. O prédio deve ser concluído no primeiro semestre de 2014.
Projetos Complementares
Estrutural: Eng. Luiz Carlos Almeron
Instalações: Ramoska&Castelani Projetistas Associados
Consultoria de Ar Condicionado: Criar Engenharia e Projetos
Ventilação Mecânica: Eleni I. Almeron
Nenhum comentário:
Postar um comentário