quarta-feira, 4 de abril de 2012

A iluminação na decoração

Com uma função dupla ser prática e decorativa a luz natural e artificial é tão importante na decoração como escolher a palete de cores para a sua habitação

Luz natural
Não há maior mais-valia do que uma casa abençoada com muita luz natural, conferindo-lhe níveis de conforto e bem-estar preciosos. Saiba como tirar o melhor proveito das diferentes divisões da casa, considerando o equilíbrio perfeito entre luz e cor.
 - O branco é a cor que melhor reflete a luz natural num quarto, no entanto, também as cores fortes podem enaltecer as qualidades luminosas da luz do dia.
 Uma divisão com janelas voltadas para este ou com clarabóias, apenas requer luz artificial a partir da noite. No entanto, como a sua iluminação natural será projetada em tons azulados, opte por decorar com cores e iluminação artificial mais calorosa.
 - As divisões que recebem forte luz solar da parte da tarde (nomeadamente aquelas com janelas voltadas para oeste ou sudoeste) pedem persianas ou cortinas para proteger mobílias, carpetes, tapetes e outros objectos delicados. Com tanta luz natural, estes quartos devem fugir de tons como vermelho, amarelo ou laranja para não “sobreaquecer” o ambiente. Por isso mesmo, também a iluminação deve ser menos potente.
 - Os quartos voltados para norte são aqueles que recebem menos luz natural e, consequentemente, menos sol. Como são divisões mais frescas, a iluminação e as cores quentes são as ideais para conseguir uma decoração mais aconchegante.
 - Nas divisões com janelas viradas para sul, luz natural é coisa que não falta ao longo de todo o ano. Banhados com uma luminosidade extremamente pura, quase todos os estilos decorativos beneficiam este tipo de quarto, que requer uma iluminação mais fresca.

Luz artificial
 - A iluminação elétrica como a conhecemos hoje está dividida em duas opções: as lâmpadas incandescentes que, emitindo uma luz quente em todas as direções, são utilizadas para a iluminação em geral; e as lâmpadas fluorescentes que, emitindo uma luz fria, difusa e sem sombras, são utilizadas em locais de atividade mais intensa.
 - As lâmpadas incandescentes consomem mais energia e acabam por ser mais caras do que as fluorescentes, uma vez que estas duram até 20 vezes mais que as primeiras.
 - Devido ao tipo de luz que projetam, não é aconselhado colocar lâmpadas fluorescentes nas zonas mais íntimas da casa, apenas nas denominadas áreas de trabalho. Para as zonas de descanso, prefira as lâmpadas incandescentes. As divisões com muito sol beneficiam com a colocação de lâmpadas halogéneas que são mais frescas e claras do que as incandescentes, mas mais aconchegantes do que as fluorescentes. As lâmpadas de tons frescos são perfeitas para uma iluminação forte, sendo que o contrário também é verdade, as lâmpadas de tons quentes beneficiam ambientes com uma iluminação reduzida. A iluminação de espectro total é a ideal para casas que têm pouca luz natural e é a que melhor define as cores presentes na decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Depoimentos de clientes
"São profissionais que buscam a cada novo trabalho, apresentar novas ideias e conceitos, aliando as melhores maneiras possíveis para apresentar sonhos em imagens!"